sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ministro diz que mudanças em benefícios foram do 'tamanho correto'

Nelson Barbosa defende medidas que reduziram benefícios previdenciários.
Ele disse que irá discutir as medidas com as centrais sindicais.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (29) que as medidas do governo que reduziram o acesso a benefícios previdenciários foram feitas “do tamanho correto”, após encontro com o setor empresarial na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Fizemos as medidas do tamanho que achamos correto e vamos defender essas medidas no Congresso Nacional e discutir isso com as centrais sindicais”, disse Barbosa, quando perguntado sobre a possibilidade de flexibilizar a restrição aos benefícios trabalhistas.

No fim do ano passado, o governo editou medidas provisórias (MPs) que tornam mais rigoroso o acesso a benefícios como seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte. As novas regras passam a valer logo após a publicação no Diário Oficial, mas precisam ter validade confirmada pelo Congresso em até 120 dias.

As medidas fazem parte do pacote de ajustes para acertar as contas do governo, que em 2014 fecharam com gasto recorde e o primeiro déficit primário da história. A intenção do governo é enxugar o orçamento em R$ 18 bilhões com as novas regras previdenciárias.
 
Sobre a formação de trabalhos para conter os gastos públicos, o ministro afirmou que o ajuste já foi iniciado desde o ano passado e “tudo indica que haverá” contingenciamento do orçamento nos ministérios. “Nós vamos discutir a situação orçamentária de cada ministério esse ano e o quando cada um poderá cumprir”, disse.

Barbosa afirmou ainda que os cortes só serão sentidos após a aprovação do Congresso, quando haverá uma redução obrigatória de gastos do governo. “De resto, ainda não temos orçamento [para novos cortes]. Vamos anunciar se for necessário”.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário