quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atos das Centrais mobilizam entidades de todo País

O saldo do Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e Garantia de Direitos, realizado pelas Centrais Sindicais em todas as regiões do país, mostrou força e disposição da classe trabalhadora, além de unidade do sindicalismo para reagir aos ataques do governo interino de Michel Temer às conquistas trabalhistas e da previdência social.

Com paralisações em fábricas e atos diante das federações patronais, as Centrais, Federações e Sindicatos reuniram milhares de trabalhadores em pelo menos 23 Estados.

Sul - A manifestação em Porto Alegre ocorreu em frente à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, com participação de cinco Centrais gaúchas. As entidades fixaram uma placa para denunciar "os mais de 11 milhões de desempregados do setor privado”. Em Curitiba, os trabalhadores se concentram na Praça Santos Andrade e marcharam até a sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na avenida Cândido de Abreu.

Em Florianópolis, mais de três mil trabalhadores se concentraram em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Norte - O ato unificado em Tocantins começou às 8 horas, próximo ao Colégio São Francisco, e seguiu em passeata até a Assembleia Legislativa em Palmas. No Acre, os trabalhadores se concentraram a partir das 9 horas em frente ao Palácio Rio Branco, sede do governo do Estado. Em Belém, os trabalhadores percorreram a avenida Presidente Vargas, parando na frente das agências bancárias, Correios e INSS.

Nordeste - Cerca de mil pessoas se reuniram no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, seguindo em marcha até a Casa da Indústria de Alagoas, para protestar contra o governo golpista de Temer. Servidores federais, urbanitários, petroleiros, juventude e trabalhadores do campo participaram do ato. Na Bahia o ato aconteceu em frente à Federação das Indústrias, em Salvador.

Em Pernambuco, houve ato na Petroquímica de Suape com a participação dos Sindicatos dos metalúrgicos, borracha, policiais civis, petroleiros e têxteis. Os trabalhadores também realizaram manifestação na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

A concentração na Paraíba ocorreu no Lyceu Paraibano, em João Pessoa. Manifestantes tomaram as ruas de Natal, no Rio Grande do Norte. O protesto em Aracaju ocorreu em frente à Federação do Comércio do Estado de Sergipe.

Sudeste - No Espírito Santo, os movimentos se unificaram em uma jornada de luta com acampamento em Vitória. Em Belo Horizonte, os manifestantes começaram a se concentrar, por volta das 16 horas, na Praça Afonso Arinos. No início da noite, o grupo saiu em passeata. O Dia Nacional de Mobilização teve atos em várias cidades no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a mobilização ocorreu no fim da tarde na Praça Mauá.

A manutenção dos direitos da CLT sem flexibilizações, redução da taxa básica de juros, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários e a retomada dos investimentos no setor de energia, em especial no pré-sal, estão entre as medidas defendidas pelas Centrais.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário