terça-feira, 20 de dezembro de 2016

UGTpress: FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

UGTPRESS: UGTpress é um boletim eletrônico destinado a pessoas do universo social, político e sindical do Brasil. É editado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), presidida pelo comerciário Ricardo Patah. Sua publicação se dá uma vez por semana, normalmente às terças-feiras, em formato curto, com notas rápidas, atingindo cerca de 10 mil pessoas. UGTpress procura se nutrir dos acontecimentos relevantes e reinterpretar fatos que, apesar de pouco abordados, interessam aos brasileiros. Foi a primeira publicação a tratar da corrupção no meio político, alertando sobre os problemas que daí adviriam. Com este último número do ano, alcançamos 535 publicações.

SUAS PÁGINAS: quem se der ao trabalho de pesquisar suas páginas vai encontrar os mais diversos assuntos. Eles formam uma espécie de calidoscópio, refletindo a mais variada gama de temas que preocuparam os brasileiros nos últimos mais de dez anos. Inicialmente, a publicação foi editada pela CAT (Central Autônoma de Trabalhadores), então presidida por Laerte Teixeira da Costa, um dos atuais vice-presidentes da UGT. A publicação já foi base para teses em universidades do Brasil e do exterior. Estudantes se valem de seus números para trabalhos escolares. Muitos jornalistas já se basearam em seus textos para construir pautas em suas redações. Publicação respeitadíssima no universo sindical, ela tem resistido às mudanças do mundo editorial e mantido o seu formato original, graças ao decidido apoio de Ricardo Patah. O presidente Patah é um entusiasta do boletim, não só devido à sua linha sóbria, mas, principalmente porque se firmou ao longo dos anos como a mais importante publicação sindical do país.

CORRUPÇÃO: desde os primeiros números, UGTpress vem abordando o tema da corrupção, dando-lhe um tratamento rude e inconformado. O tema atingiu as ruas nos últimos anos e foi motivo para a estranha mudança de governo que houve no Brasil. Naquele momento, o boletim lembrou a frase do personagem do livro "O Leopardo (Il Gatopardo), romance histórico de Giuseppe Tomasi de Lampedusa, adaptado em filme homônimo de Luchino Visconti: "É preciso mudar para que tudo permaneça como está.” Nesses primeiros meses do novo governo, parece que estamos assistindo a repetição da comédia (ou seria drama?) que se abate sobre o Brasil desde a sua fundação. Nada foi feito em termos de modernizar as instituições, nenhuma lei política moralizante foi votada e tudo caminha para "mais do mesmo". Talvez para pior, com a flexibilização das poucas leis que estão à disposição dos promotores e juízes sérios do país.

2017, NOVO LIVRO: no final de 2012, a União Geral dos Trabalhadores publicou o livro "Visão do Mundo Sindical sobre o Brasil", de autoria de Ricardo Patah e Laerte Teixeira da Costa. Uma coletânea de textos selecionados e um registro histórico do que passou pelas páginas do UGTpress. No final de 2017, está programada uma nova publicação de ambos: "A UGT contra a corrupção", também uma coletânea de textos do boletim, no caso somente aqueles que tratam do tema. Vai ser possível ver, por exemplo, que UGTpress foi a primeira publicação a chamar atenção para os perigosos fatos de rondavam a Petrobrás. Também isso ocorreu em relação ao BNDES, ainda uma caixa preta a ser desvendada. Embora moderada, com os pés no chão, a União Geral dos Trabalhadores do Brasil não é uma central de trabalhadores conformada com os rumos do Brasil. Ao contrário, está sempre reivindicando e defendendo boas bandeiras e novos caminhos para o país.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO: o boletim UGTpress não será editado entre o Natal e o Ano Novo, período de recesso dos funcionários. Todos torcemos pela retomada do crescimento, pela eliminação do trabalho infantil, pelo respeito às leis e normas de segurança do trabalho, para, enfim, ver o fim da corrupção e seus responsáveis atrás das grades. Não é pedir muito. O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, boa parte vivendo na miséria e milhões de seus filhos sem perspectivas de futuro por falta de educação adequada. A União Geral dos Trabalhadores, por seu presidente Ricardo Patah, lembra a todos os sindicatos e dirigentes de sua base que a luta por melhores dias vai continuar. Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário