quinta-feira, 29 de junho de 2017

Conselho do Trabalho apresenta o avanço na geração de empregos no Paraná

O Conselho Estadual do Trabalho (CET) realizou nesta quarta-feira (28) reunião ordinária para apresentação do balanço da geração de emprego no Estado neste primeiro semestre de 2017. A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias e foi conduzida pela presidente em exercício do conselho, Leila Raboni.

Foram apresentados aos conselheiros e técnicos que participaram da reunião o acumulado de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); também houve a apresentação e debate sobre o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (Pro-PCD) e do trabalho dos apenados em sistema semiaberto com o Departamento Penitenciário.

25 mil empregos formais gerados - O Paraná gerou 25.182 novos empregos com carteira assinada nos primeiro cinco meses de 2017, já descontadas as demissões. No mesmo período do ano passado, o Paraná registrava um saldo negativo de 9.382 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na terça-feira (20) pelo Ministério do Trabalho.

Em maio, pelo quinto mês consecutivo, o saldo (diferença entre contratações e demissões) foi positivo, em 2.379 vagas. Em maio do ano passado, o saldo no mês estava negativo em 3.388 postos de trabalho.

O Estado obteve o melhor resultado da região Sul, tanto no mês quanto no acumulado do ano. De janeiro a maio, Santa Catarina registrou saldo de 22.729 postos e Rio Grande do Sul (8.568). Em maio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram resultados negativos de 614 e 12.220 vagas respectivamente.

Região Metropolitana de Curitiba - A Região Metropolitana de Curitiba gerou quase mil empregos com carteira assinada de janeiro a maio de 2017 e foi a única entre as regiões pesquisadas pelo Ministério do Trabalho a ter saldo positivo no período.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho, mostram que, no período, o saldo entre admissões e demissões foi de 969 empregos na RMC, o melhor resultado dos últimos três anos. No mesmo período do ano passado, o saldo a RMC havia sido negativo em 11.168 postos e em 2015 em 2.443 postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário