quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Novo PDV pode intensificar precarização e desmonte da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal anunciou na sexta (23) a abertura do terceiro Plano de Demissão Voluntária (PDV) em menos de um ano. O objetivo da instituição é desligar 2.964 pessoas sem previsão de reposição das vagas, para chegar ao total de 10 mil funcionários desligados.

As demissões são feitas a partir do Programa de Desligamento de Empregados (PDE), que já aconteceram duas vezes em 2017, quando foram demitidos cerca de 7.200 funcionários.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), apesar de apresentar a redução de custos como justificativa, o PDV precariza as condições de trabalho dos funcionários que se mantiverem no emprego e demonstra falta de preocupação da atual direção do banco com a prestação de serviços à população.

“O lançamento do PDV da Caixa deixa claro a despreocupação do banco com o atendimento e as condições de trabalho. Defendemos que a Caixa contrate ao invés de desligar”, explica Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.

Dionísio dos Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, alerta que o plano de demissão reforça a intenção da Caixa de enxugar a empresa e desacreditá-la junto à população e, assim, abrir caminho para sua privatização.

“A imposição do governo Temer, que traz uma precarização das condições de trabalho maior do que a gente já tem nas unidades, é precarizar o atendimento à população como estratégia. A intenção é jogar a população contra o banco 100% público. As condições de trabalho serão precarizadas a um nível que vai inviabilizar o atendimento do povo brasileiro", denunciou, em entrevista à Agência Sindical.

Os bancários lançaram uma Campanha para conscientizar a população para a importância em defender uma Caixa 100% pública. “Fizemos uma campanha junto à população de defesa da Caixa pública, como banco estratégico que investe em área onde outros bancos não investem”, conta Reis.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário