quarta-feira, 7 de março de 2018

Despesas das famílias com renda de até 2,5 mínimos ficaram mais baixas em fevereiro

As despesas das famílias com renda mensal entre um e 2,5 salários mínimos ficaram ligeiramente mais baixas no mês de fevereiro. É o que indica o Índice de Preços ao Consumidor Classe 1, o IPC-C1, que apresentou uma variação negativa de 0,01 por cento, taxa 0,51 ponto percentual abaixo da apurada em janeiro.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas.

Sete das oito classes de despesa apresentaram queda nos preços, alimentação teve a redução mais significativa puxada pelas hortaliças e legumes, transportes vem em seguida com a queda na tarifa de ônibus urbano, as classes educação, leitura e recreação, vestuário, comunicação, saúde e cuidados pessoais e despesas pessoais também variaram para baixo.

Apenas o grupo habitação apresentou alta no preço, com destaque para a tarifa de eletricidade residencial, que cresceu mais de 4 por cento.

A inflação para essas famílias de baixa renda continua menor do que a medição geral. O Indice de Preços ao Consumidor Brasileiro, o IPCBR registrou em fevereiro variação de 0,17%, ficando em 3,07% nos últimos 12 meses, enquanto o IPC C1, divulgado nesta terça-feira acumula 1,94% no mesmo período.
Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário